quinta-feira, 10 de março de 2011

Viver um dia de cada vez

O passado já se foi e o futuro a Deus pertence. Portanto, o que nos resta é o agora. A regra é simples e conhecida por todos, mas apesar disso, a humanidade insiste em viver o hoje pensando no amanhã. A cada dia que passa as pessoas estão mais ocupadas, com mais e mais compromissos. Tudo é para ontem e nada pode esperar.

Parece que há no ar um sentimento de ansiedade coletiva, onde é preciso saber de tudo e ao mesmo tempo comunicar a todos aquilo que acontece. Alguns estudiosos dizem que o fenômeno foi promovido pela velocidade da informação. Acredito que a tecnologia seja apenas um dos fatores do comportamento da pressa.

Nas últimas semanas, o Evangelho chama atenção para uma atitude nada habitual nos dias de hoje: viver um dia de cada vez. Na primeira passagem Jesus dizia. "Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações! Para cada dia , bastam seus próprios problemas" (Mt 6, 33-34). A frase foi dita há dois mil anos e mesmo assim não precisa ser atualizada sequer uma vírgula. Já no segundo dia da Quaresma, Cristo lança um desafio. "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me" (Lc 9,22). 

Chamo atenção que em comum nos dois trechos está a palavra cada. O que Jesus quis nos ensinar com isso? Cada dia é diferente do outro e a cada novo pôr do sol, Deus nos desafia a sermos santos novamente. Se para cada novo dia tenho os meus próprios problemas, não vou criar novas preocupações pensando sobre o que deve ocorrer amanhã. 

Se Deus me convida a segui-Lo, o convite se renova a cada dia. Jesus, dessa forma,. quer nos alertar que não podemos nos acomodar, pensando que a conversão é um ponto de chegada enquanto que, na realidade, é um processo permanente, ou criar o hábito de fazer uma tempestade em um copo d'água, deixando os problemas esconderem a beleza da vida. É como Jesus ensinou no Pai-nosso: o pão nosso de cada dia nos dai hoje. É como diz o provérbio: um passo de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário